Resenha e promoção: Eu, prisioneira das Farc (Clara Rojas)
Por Érika dos Anjos
Esse livro pode ser descrito em apenas uma frase: No lugar errado, na hora errada. Isso porque Clara Rojas nada tinha a ver com o sequestro de Ingrid Betancourt, apenas havia o fato de ser amiga e coordenadora de campanha da candidata a presidência da Colômbia e estar dentro do carro no momento em que as FARC resolveram pegá-la. Daí, nasce um martírio de seis anos. No entanto, nesse meio tempo, Clara engravida e tem seu bem mais precioso, seu filho Emmanuel.
Clara é advogada e tem uma boa carreira, estabilizada. Alguns anos atrás, ela havia conhecido Ingrid Betancourt e tinham se tornado amigas. Quando ela resolveu ser candidata a presidência pelo Partido Verde Oxigêncio (achei genial o nome) e convida Clara para ser sua chefe de campanha. Tudo ia relativamente bem, apesar das gigantescas tensões que o país passava por causa das ameaças e dos sequestros impetrados pelas FARC. Porém, em um das viagens, que mais ninguém quis ir, os guerrilheiros montaram seu aparato e sequestraram as duas mulheres, que se juntaram no meio da floresta a outros tantos reclusos.
Aí começa o martírio de Clara Rojas, com andanças sem fim, mosquitos e outros insetos que infestavam a mata, comida de má qualidade e, obviamente, o cerceamento da liberdade. Porém, um fato tornou-se uma surpresa negativa a mais para a advogada: o distanciamento e a falta de companheirismo de Ingrid Bettancourt, sua amiga por tantos anos e o motivo dela estar ali. Este foi um dos momentos mais complicados para Clara.
Com base em um jogo de xadrez, alguns livros, principalmente a Bíblia, e muita disciplina, Clara conseguiu passar os primeiros anos com relativa paz. Até ter-se descoberto grávida. Em meio ao terror do sequestro, surge o momento mais importante da sua vida. Mesmo tendo os companheiros quase com inimigos por causa das suas regalias devido à gravidez, Clara dá a luz ao menino Emmanuel, mas quase perde a vida por causa de complicações do parto. O tempo passa e ela consegue na medida do possível criar o filho. Até que ele pega uma doença e precisa ser levado para fazer um tratamento pela Cruz Vermelha.
Passaram-se mais de três anos até que ela pudesse vê-lo novamente, ou seja, só em liberdade.Após a partida de Emmanuel, Clara viveu para o momento de rever o menino e apenas isso lhe fazia viver. No início de 2008, quando foi libertada e levada para a Venezuela, Clara pôde se sentir completa, pois conseguiu ter o filho em seus braços novamente.
O livro é interessante e desperta bastante curiosidade. Porém, a falta de detalhes faz com que o leitor se sinta um pouco desprezado pela autora. Trocando em miúdos, as piores (na verdade melhores, já que são as que causam mais curiosidade) partes ela não falou, que foi como ficou grávida – foi amor, desejo ou estupro -, as torturas que os prisioneiros sofrem… não consigo explicar ao certo, mas senti uma ponta de protecionismo em relação aos membros da FARC. Em momento algum, Clara se revolta com eles, ou os xinga, ou faz qualquer outra coisa, nem os chama de terrosritas, e, inclusive, diz tê-los perdoado por conhecer a luta deles pela pátria. Mesmo ela tendo rechaçado a ideia da síndrome de Estocolmo quando saiu do cativeiro, juro que tive uma leve impressão disso ter acontecido sim. Posso estar errada. Ou não.
Para conhecer mais sobre a autora e o livro acesse http://www.euprisioneiradasfarc.com.br/
Ou
Participe da promoção Eu, prisioneira das Farc em O quarto elemento. Para concorrer é só deixar um comentário com seu nome, e-mail e resp0nder a pergunta: Os guerrilheiros das Farc são criminosos ou apenas lutam pela sua ideologia?
As inscrições vão até dia 30 de novembro, quando será publicada a lista de participantes e seus números. O sorteio será dia 1º de dezembro pelo site random.org. O envio, para qualquer lugar do Brasil, será feito pelo Quarto elemento.
Participe!
Postado: November 16th, 2009 em Literatura Internacional
por Érika dos Anjos.
Escreva seu comentário |
Comentários: 21
Comentários
Comment de LEONARDO SARDOU
Time 17/11/2009 at 10:46
Muitos chamam as Farc de terroristas, comparam com os Talibãns e outras organizações ditas como criminosas, porém, estes mesmos esquecem como nasceu as Farc, que na sua essência é um grupo revolucionário, que visa implantar um socialismo na repúbica colombiana. Como pregava Che Guevara, é impossível fazer revolução somente nas palavras, tem que se pegar em armas, e é isso que as Farc fazem, desde o cultivo de cocaina aos sequestros todos os atos “criminosos” por eles executados é uma missão de guerra contra o imperialismo americano, assim como o povo do norte bombardeia escolas, hospitais, e executam sumariamente palestinos na faixa de Gaza, Iraque, Afeganistão, patrocina o treinamento do exército colombiano que buscam evitar a propagação das idéias da Farc em seu território apenas para continuar tendo seu povo como marionetes dos americanos, e estes crimes são perdoados. Não considero as Farc criminosa, pois, guerra é guerra!
Comment de claudio schamis
Time 17/11/2009 at 11:16
Não vejo como lutar por uma ideologia matar. A luta por uma ideologia deve ser pacífica e os ideias devem ser mostrados com ações positivas e pacíficas.
Comment de Maria Eugênia
Time 17/11/2009 at 22:46
Leonardo, desculpe-me, mas a violência em um lugar não deve justificar a violência em outro. Acho importante lutarmos por um mundo melhor, sim, mas quando os fins passam a justificar os meios, tal luta perde seu valor. Nesse ponto acho que é legal olharmos para o que Gandhi conseguiu na Índia.
É muito fácil defendermos a luta armada, aceitarmos o plantio de drogas em função de um ideal mais alto, desde que isso não atinja a nós ou pessoas queridas. Infelizmente, tal visão romântica da luta armada parece ignorar os milhares de vítimas inocentes que sofrem direta e indiretamente em função dela. Uma visão romântica que parece ignorar a presença de uma vontade de poder que corrompe os ideais que originaram tal movimento, e nessa luta cega pelo poder (inclusive dentre do próprio movimento) coloca no mesmo patamar: opressor e oprimido. Consigo entender, que em certos momentos a pressão fique tão grande que a panela exploda e que a luta pareça ser a única saída, mas quando se começa a ‘atirar’ para todos os lados, perde-se a razão. Que ideologia é essa, que critica os abusos do outro, mas que permite a si mesmo cometer abusos semelhantes?
Comment de Joyce Pinheiro
Time 19/11/2009 at 20:06
Acho que o terrorismo dos guerrilheiros das FARC é pior do que muitos outros, já que eles escodem a violências, as torturas e o ódio deles em causas patrióticas. Uma mentira atrás da outra. Não é preciso maltratar e torturar uma pessoa para conseguir fazer prevalecer seu ponto de vista!
Comment de LEONARDO SARDOU
Time 20/11/2009 at 21:20
Prezada Eugênia,
Você leu a pergunta feita pelo site? Concordar os discordar dos métodos é uma coisa totalmente diferente de dizer se lutam por ideologia ou não, e além disso é fácil falarmos de violência ou contra-violência sentados nos sofás de nossas casa (ou presídios, depende do olhar)… Apesar de concordar que talvez a violência não é o melhor método para resolvermos os problemas, nunca vi na história da humanidade o explorado conseguir ganhar do explorador em qualquer tipo de luta de idéias, quando somos segregados de direitos, fica dificil entender a tal democracia que só favorecem aqueles que tem o poder. Na minha humilde concepção, por mais que doa na própria carne no caso de exploradores e explorados somente a luta armada pode resolver o impasse, pois, a grande parte da população pobre(vide Brasil) é usada apenas como massa de manobra de poucos, que usam de todos os métodos para manter poder, seja político, financeiro ou militar. Este é meu ponto de vista, e dificilmente alguém irá tirar, a não ser que me mostre uma revolução geral de idéias, com divisão de renda e poder, sem guerra, discursos bonitos e eloquentes são faceis de serem feitos com a barriga cheia. O único revolucionário que ofereceu a outra face, sabemos o resultado… Foi crucificado!
Comment de Michelle
Time 21/11/2009 at 14:04
Não acredito que matar, torturar e maltratar pessoas sustentem uma ideologia. Creio que a luta por um ideal deve ser pacífica, baseada na argumentação e no respeito com o outro.
Comment de Anne Karoline
Time 27/11/2009 at 16:33
Pessoalmente eu os considero criminosos, para mim isso é irrevogável. Há muito eles perderam a ideologia pela qual eles dizem lutar.
Comment de Pablo Espósito
Time 27/11/2009 at 18:27
Eles não vivem em uma democracia. Lá, é olho por olho e dente por dente. De que adianta ficar parado? Eles tem que lutar sim. Tem que buscar sua própria liberdade, enfrentando o governo, a polícia e quem mais se colocar no governo. Como disse o Leonardo, é muito fácil falar estando sentado no sofá da sala…
Comment de Maria Eugênia
Time 28/11/2009 at 16:51
Leonardo,
Li a pergunta do site, mas como para bom entendedor meia palavra basta, achei que meu comentário havia deixado muito claro minha resposta à pergunta colocada por Erika. E acho que você entendeu minha resposta.
Você tem seu ponto de vista, e por mais que eu discorde dele, o respeito. Há, contudo, dois comentários que quero fazer relativos à última frase de seu comentário: “único revolucionário que ofereceu a outra face… sabemos o resultado… Foi crucificado!”
1) Já que você quer usar a crucificação de Cristo para defender seu ponto de vista, acho que valeria a pena você parar para pensar no real valor da crucificação? Vá além do verniz. Não sugiro que pense isso através da perspectiva do dogma, não, muito pelo contrário, contudo, sugiro, que você se desvie de uma (possível) visão míope de quem quer a todo custo defender uma causa e de quem tem receio de perder o argumento.
2) Em relação ao seu uso da palavra ‘único’ na sua última frase “o único revolucionário que ofereceu a outra face…”, eu acho que você deveria revê-lo. Pois se entendermos o “oferecer a outra face” como significado de resistência pacífica, ou resistência não-violenta (e levando em conta que seu comentário foi uma resposta ao meu comentário), há pessoas na história que lutaram através da resistência não-violenta. No meu próprio comentário do dia 17/11/09 eu mencionei Gandhi, mas podemos também falar de Martin Luther King (para mencionar apenas dois)… e ambos conseguiram muitas vitórias.
Comment de Nainha
Time 28/11/2009 at 17:57
Não acho correto utilizar-se de violência em prol de uma ideologia. Grandes mudanças já foram conquistadas com medidas pacíficas e isso deveria servir de exemplo para aqueles que acham que se deve agir de maneira agressiva contra a violência.
Comment de Julio
Time 29/11/2009 at 10:54
Eu acho que são criminosos.
Comment de Jana
Time 29/11/2009 at 21:58
Ótima resenha, fiquei interessada na história que a Clara tem pra contar, vou procurar o livro.
Comment de Angélica Bernardino
Time 29/11/2009 at 22:14
O livro parece ser muito interessante. Ser sequestrada, por si só, já é terrível mas penso ser pior quando o sequestro é realizado por pessoas que lutam por um ideal.
Os guerrilheiros das Farc são criminosos ou apenas lutam pela sua ideologia?
Acho que um pouco dos dois, né? Provavelmente a maioria não tem intenções criminosas, todavia, quando se luta por uma ideologia não se mede esforços e matar, quase sempre, faz parte.
O ideal seria resolver tudo pacificamente, mas, é difícil acontecer. Penso que qualquer atitude criminosa, por mais belo que seja o ideal que está por trás dela não é justificável.
Comment de Inez
Time 29/11/2009 at 22:39
Os guerrilheiros das FARC são criminosos, eles não lutam por uma ideologia o objetivo é ter o poder em toda a América do Sul, tanto que são aliados do PCC>
O livro deve ser muito bom.
Comment de viniciuscortez
Time 29/11/2009 at 22:40
Adoro sites de resenhas, mas pena que o seu fala mais dos atuais. Tem razão, pq afinal já se avaliaram todos os clássicos e — eu sei que vai soar esnobe: — eu tenho lido coisas mais antigas. Não deixa de ser um bom lugar para indicações, e esse livro pode ser um bom presente pra uma amiga minha que estará viajando pro Equador próxima semana! (:
Comment de Rodrigo
Time 30/11/2009 at 12:31
Não conheço a questão tanto quanto poderia. Mas, pelo que conheci através da mídia convencional, não posso questionar que as FARC são uma facção ideológica. Porém, a prática de sequestros e cárcere privado de inocentes os tornam autores de crimes contra a humanidade.
Comment de Angélica Bernardino
Time 30/11/2009 at 21:52
Esqueci de deixar meus dados
Ei-los:
Angélica Bernardino (Angel)
angelica.pb@terra.com.br
Comment de Angélica Bernardino
Time 02/12/2009 at 13:38
Ganheeeeiiiii! Ieba!!!! QUE MARA! Ô Érika, agradeço a você e também a Ediouro que em parceria dão grande incentivo à leitura.
Parabéns pela promoção! E que venham outras!
E aos meus colegas participantes digo para não desistirem porque mais dia menos dia a gente acaba dando sorte, como foi o meu caso desta feita…
bj a todos, da angel
PS: Vou ver o email
Comment de Leonardo Sardou
Time 08/12/2009 at 19:42
Olá Maria Eugênia,
Talvez para um bom entendedor pingo seja letra, e até virgula pode ser chamada de ponto final… Apesar de entender seu ponto de vista, não concordo com ele, assim como não concorda com o meu, mas, para acabar com está “ranhetação” (nem sei se está palavra existe”… Ok, você venceu… Jesus, Martin Luther King, Gandi… Beleza… Os negros Americanos são tratados igualmente aos brancos americanos??? (P.S não me venha falar de Obama, que se foi negro não se lembra), Realmente houve uma mudança geral na India??? realmente não sei… nunca fui nesses paises, porém, acho que não aconteceu profundamente assim… aconteceram umas mudanças, claro que melhorou… mas, contudo acho que não aconteceu uma mudança geral, tipo agua para o vinho saca? e você há de convir, que é complicado né… pelo menos para mim, pois, se nunca votei no Cesar Maia, ACM, ACM Filho, ACM Neto, Barbalhos, a turma da cueca, da meia, da bolsa e eles sempre estão lá, (os que eu voto não entram queria mesmo saber o pq…)fazer eu acreditar, que meditando, rezando, ou tomando porrada do choque da PM (sem revidar claro…), sei lá as coisas irão mudar assim… mudança total, uma revolução de sociedade… TOTAL, mudanças de hábitos, atitudes, aumento de cultura… sabe… eu acredito muito em uma sociedade socialista, sabe pq? no básico é: se tenho um tenis igual ao seu, para que eu vou roubar o seu? se minha mãe tem o mesmo tratamento no mesmo hospital que a sua, qual é o motivo de querer o lugar dela, se meu filho tem a mesma oportunidade que seu filho eles não irão se matar amanhã pq um tem mais que o outro… e acho que é isso que as Farc tentam fazer acontecer na Colombia… beleza… os métodos não são tão tragaveis assim… concordo… Mas, temos que saber, pelo menos penso assim… os fins justificam os meios… igual ao MST faz aqui no Brasil, uns até usam da bandeira vermelha da reforma agrária para se dar bem, sujam o movimento… mas, isso temos que entender, vivemos o capitalismo selvagem, todos querem se dar bem, foda-se eu, você, minha mãe… tipo Bezerra da Silva “Se a farinha é pouca, meu pirão tem que ser primeiro”… Se você discorda da violência usada pelas Farc eu discordo da violência usada pelos Comandos aqui do Rio, do PCC de São Paulo, e mais ainda da violência do nosso estado que faz familias passar fome, enquanto outras comem caviar… e para amenizar o clima… “Você sabe o que é caviar? Nunca vi, nem comi… só ouço falar…”
Comment de carlos alfonzo
Time 24/05/2011 at 17:14
somente quem sofreu as barbaridades e crimes contra a humanidade cometidas pelos bandidos das farc sabe quanto mal este grupo narcoterrorista faz para a colombia. quem defende esses atos travestidos de ideologia de esquerda é simplesmente porque não conhece as lagrimas do povo colombiano há 50 anos lutando contra essas mentiras das farc.viva colômbia livre das farc. viva a democracia.





Comment de Marcio Scheibler
Time 17/11/2009 at 08:05
Os guerrilheiros das Farc são criminosos ou apenas lutam pela sua ideologia?
Os guerrilheiros mesclam os dois ideais. São criminosos no que tange aos sequestros e ameaças que realizam, mas em cima disso buscam mostrar ao mundo seus objetivos e crenças.